RSS

O velho carpinteiro

quarta-feira, 13/04/2011 9:23 am  

Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Conhecido como um dos mais experientes profissionais de sua região, principalmente pelo cuidado com que executava o seu trabalho, ele contou a seu patrão sobre os seus planos para, agora aposentado, aproveitar a vida ao lado de seus familiares. Para ele, que tinha permanecido naquele emprego por muitos anos, receber o salário daquele mês era o mais importante. O que realmente queria era se aposentar.

O patrão estava bastante aborrecido por ter que aposentar um funcionário exemplar. Mas, apesar disso, pediu ao velho carpinteiro que aguardasse um pouco mais, pois precisava dele para mais uma obra. Tratava-se da construção de mais uma casa. E o patrão queria que ele colocasse naquele trabalho todo o seu empenho.

O carpinteiro concordou, muito a contra gosto, pois esperara tanto para se aposentar, e agora aparecia aquele serviço. Ao contrário das outras vezes, não conseguiu executar o trabalho com o m emso brilho, e foi possível perceber que seu coração não estava presente naquela obra.

E assim ele trabalhou. O acabamento não ficou de primeira, alguns detalhes ficaram esquecidos e até mesmo parte do material usado era de segunda. Quando a casa ficou pronta, o patrão foi inspecioná-la. Olhou, olhou em silêncio. O velho carpinteiro também nada disse. Sabia que o resultado estava muito longe daquilo que costumava fazer, mas, afinal, queria mesmo era se aposentar, ficar livre daquela obrigação.

Por fim o patrão falou:

– É, a casa não ficou boa como as outras…

O carpinteiro ouviu em silêncio. O patrão continuou:

– Que pena. Essa casa seria o meu presente para você, como reconhecimento por todos esses anos que você trabalhou para mim…

O velho carpinteiro ficou chocado. Que vergonha. Se ele soubesse, teria feito diferente. Se… se…

 

Na vida também é assim, se eu soubesse… se… como nunca podemos saber antes, o melhor é fazer o melhor agora, pois é muito provável que estejamos fazendo-o para nós mesmos.

 

As nossas obras nos seguirão. Colossenses 3:23; Apocalipse 14:13

 

Autor: Gilda Vieira Ribeiro

Extraído do Devocional O Mensageiro

, , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato