RSS

Novo nascimento

segunda-feira, 04/04/2011 11:40 pm  

Havia um fariseu, chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Veio Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele.”

Com estas palavras o apóstolo João diz tudo sobre um homem religioso, observador, político, não salvo. Ele fazia parte do grupo correto cumpridor das leis de Deus. Como religioso, era um observador da vida, da conduta e dos ensinos de Cristo. Convenceu-se que Jesus mantinha uma vivência muito achegada com Deus. Uma dúvida entretanto ronda a mente de Nicodemos. Ele percebe que, para ser salvo de fato, algo lhe falta. O que seria? Sem rodeios Jesus lhe fala: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” Nascer de novo? Surpreso ele volta a perguntar: “Como pode alguém nascer de novo, sendo velho?” Jesus não esclarece, mas insiste em afirmar: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” Nicodemos não entende o segredo e insiste: “Como pode isso?”

Nascer da água é uma linguagem simbólica que se refere à Palavra de Deus.

A Palavra limpa e purifica a vida. Veja em João 15:3. E nascer do Espírito, diz respeito a convicção que o Espírito Santo, convence o coração humano do pecado, da justiça e do juízo. É o Espírito Santo que gera a mudança que a bíblia chama de conversão, de arrependimento e de novo nascimento.

Esta experiência transformadora é que faz do ser humano uma nova criatura, apta a vida celestial.

 

Autor: Pr. Helmuth Matschulat

Extraído do Devocional O Mensageiro

, , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato