RSS

Canção e louvores a Deus no tempo errado

domingo, 07/02/2010 11:39 pm  

Ministrado: Luiz Fernando Cardoso, Igreja Metodista, bairro Bacacheri, Curitiba – PR, culto 19:30


Texto base: Êxodo 14:10-14,31; Êxodo 15:1-3


Contexto: Povo de Deus recém saiu do Egito após testemunhar grandes milagres e o poder de Deus, nas 10 pragas do Egito, estava o povo indo pelo caminho então depararam com uma situação que a seus olhos (nós também e eu me incluo nisso, também diria o mesmo), montanhas aos lados, um pequeno caminho o mar a frente, e lá atrás aquela pequena fumaça que vem crescendo até poder saber, lá vem todo o exército de Faraó para nos massacrar, povo se levanta, murmurando dizendo para Moisés, “você nos tirou lá do Egito para sermos mortos aqui, preferíamos ter passado toda nossas vidas como escravos lá…”, porém Deus que não para sua obra no meio, fez o mar se abrir, o seu povo passou, então quando o exército de Faraó foi passar, Deus fechou o mar, acabando com o inimigo, então o povo cantou louvores a Deus pelo livramento.


Esta passagem nos mostra claramente um comportamento que eu, você e muitos outros temos diante de Deus. Quando Deus nos abençoa com uma grande benção, um grande livramento, com maravilhas que Ele nos permite testemunhar, após isto assim como o povo no Egito fez, nos também fazemos.

Mas o que devemos atentar é: Para que nós buscamos a Deus? Por que nós louvamos a Deus? Qual a nossa atitude frente ao desafio/tribulação?


O pregador ressaltou 3 pontos que podemos observar nessa passagem:


1) Por que cantamos? Por que buscamos a Deus?

Assim como o povo do Egito depois do livramento de Deus, como é fácil louvar a Deus e exaltar seu nome depois de um grande livramento, benção, quando tudo vai bem em nossas vidas.

Quanto tudo vai bem louvamos a Deus, após receber a benção, mas passado um certo tempo nos esquecemos de Deus e retornamos a nossa rotina. Porém quando vem uma grande tribulação em nossas vidas, corremos para Deus para pedir socorro, buscamos a Sua mão, Seu livramento…

Quantas vezes barganhamos com Deus, tudo o que nos interessa de Deus são Suas bênçãos e nada mais, não buscamos a Deus pelo que Ele é, mas pelo que Ele pode nos dar.

Confesso que me entristeci quando observei isto em minha vida. Sei que Deus é um Pai de amor imensurável, mas o motivo de buscar a Deus deve ser pelo que Ele é, não pelo que Ele pode me abençoar.

Devemos buscar a Deus, pois Ele é quem Ele é, quem nos ama, quem cuida de nós, Aquele quem tem prazer em abençoar, aqueles que O amam com sinceridade de coração.


2) Canção certa na hora certa.

Assim como vemos lá no povo do Egito que louvou a Deus depois do livramento, se pensarmos em nossas vidas, eu digo isto por mim mesmo, quantas vezes eu só lembro de agradecer a Deus depois de uma benção, um livramento. Mas assim é fácil e esta não é a canção certa, muitos menos o momento certo.

Deus nos desafia de louvá-lO no momento da tribulação, da angustia, no momento que dizemos: Pai eu não vejo saída, estou como o povo lá encurralado, na frente o mar, aos lados montanhas, tudo contra o meu favor, não vejo saída, não tenho esperanças, mas o Teu nome eu Louvo, pois Tu és grande, só Tu és digno do meu Louvor, até aqui me sustentou, me deu forças para caminhar, por tudo até aqui Te louvo, por tudo que Tu fez eu olho para frente e Te louvo, pois eu sei que em Ti eu tenho a vitória.


3) Deus nos desafia a mudar nossa atitude

Frente as tribulações, problemas, nessa hora é hora de mudarmos a nossa atitude, não murmurar, mas sim louvar Seu nome, exaltar, olhar para trás e ver tudo o que Ele já fez por nossas vidas, até aqui Deus nos ajudou, então olhar para frente na certeza de que a vitória é nossa, por isto, nessa fé, louvar e exaltar com toda força a Deus.

Louve a Deus na hora da luta, da tribulação, antes do milagre acontecer, pois o milagre vai acontecer!

Pois foi o próprio Deus que nos falou, Ele é quem lutará por nós, então não murmure, não reclame, mas louve a Deus com todas as tuas forças. (Êxodo 14:14)


Obs.: A transcrição dessa pregação foi segundo Deus ministrou a minha vida nesta noite, durante a pregação do Pastor Luiz.

Que Deus abençoe a todos.


ps.: enquanto ouvia a ministração e aqui em casa transcrevia a pregação da noite, esta música a baixo não me saia da cabeça, pois para mim está totalmente relacionada a esta mensagem:


O Sol Nasce

(Bidu – Surfistas de Crito)

 

O Sol nasce, trazendo a certeza que ali Tu estás

E que hoje farás, maravilhas em minha vida

Se eu me santificar e entender os Teus caminhos

Me farás prosperar e ouvirei a Tua voz

 

Tempestades virão, conflitos virão

Seguirei junto contigo

E se eu desanimar e triste ficar

Seguirei junto contigo

 

Pois eu sei, que tens o melhor para mim


, , , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato

  • http://intensedebate.com/people/Aleitatiba Aleitatiba

    Erko, obrigada por compartilhar essa pregação, ontem mesmo estava falando com minha vó sobre os verdadeiros adoradores. E a adoração é uma expressão de amor, e o primeiro mandamento relacionado com o resumo que Jesus fez em Mateus 22, diz tudo.
    Amar a Deus em primeiro lugar de todo o coração, alma e pensamento.
    E que difícil é amar, adorar em momentos complicados, pelo que Ele é somente, não por interesse, esse conceito de obediência é dado por Ele. Gosto de pensar assim também.
    Deus te abençõe ricamente!
    Só pra terminar..rss.. sabe eu não quero que Deus me sirva, que resolva meus problemas, só o seu Olhar na minha vida, já é demais pra mim, é imerecido completamente. Mas Ele o faz pq me ama fielmente.

  • Rafael Costa

    Dae meu camarada.
    Como já te falei por email mesmo, o que você compartilhou falou comigo também.

    Na minha igreja, ontem à noite, a pregação foi baseada em Habacuque 3:16-18.
    O texto fala sobre se alegrar em Deus mesmo que as situações sejam totalmente adversas, o que é bem difícil. Deus tem uma palavra pra cada povo em diferentes lugares, mas pensando que ouvimos "a mesma pregação" em lugares distintos de pastores que não se conhecem, podemos presumir que essa é uma palavra que Deus esteja trazendo pra sua igreja como um todo.

    Deus te abençoe. Um abração.

  • Pingback: Blog Artistas de Cristo » Arquivos » Canção e louvores a Deus no tempo errado

  • Felipe

    Podiam colocar esta musica na net ou no you tube para agente poder baixar