RSS

Enfrentando as crises na dependência de Deus

domingo, 31/01/2010 11:12 pm  

Texto base: Habacuque 1, 2 e 3


Temos experimentado tempos difíceis em nossas vidas: violência, lares destruídos, aumento do consumo de álcool e drogas, catástrofes da natureza (terremotos, furacões, tsunamis), aumento do número de suicídios e assassinatos.

Alguns estudiosos dizem que a depressão tem sido o mal do século.

Esta dura realidade revela a ausência de Deus na vida da humanidade e a propagação do pecado e estilo de vida contrários à Palavra de Deus. Dúvidas, destruição, sofrimento e a separação entre Deus e a humanidade (Isaías 59:2).

Por isso, a maior necessidade do ser humano é o conhecimento e a companhia de Deus.

O povo está carente por Ele, necessitam urgentemente suprir a carência de um coração amargurado e destruído pelo mundo.

A bíblia nos conta que Habacuque foi um profeta de Deus que também viveu num tempo muito difícil, mas que soube lidar com todas as dificuldades de sua época, caminhando em profunda intimidade com Deus. Seu testemunho nos ensina como desenvolver uma vida de oração e intimidade com Deus.

A primeira lição que este servo de Deus nos ensina é aprender a ouvir a voz de Deus. Nem sempre é fácil ouvir aquilo que Deus nos fala. Habacuque questiona Deus por causa da crescente e impune mal do seu tempo.

A resposta do Senhor não foi muito agradável, mas Habacuque escolheu dar ouvidos. Deus nem sempre falará aquilo que nós desejamos ouvir, justamente por nos amar e ser o maior interessado em nossas vidas.

Aquilo que Deus nos diz sempre confrontará a nossa maneira de ver o mundo e também o nosso conceito de justiça própria, até aprendermos a crer na justiça do Senhor e somente nela.

Quanto a leitura que fazemos da realidade, ela precisa ser baseada na visão que Deus tem e deseja que também tenhamos. Quando damos ouvidos à voz do Senhor adquirimos discernimento das situações, aprendemos de Deus e adquirimos consciência das nossas limitações. Na sua voz encontramos a resposta para os nossos problemas.

Quando aprendemos a ouvir a voz do Senhor, aprendemos a esperar n’Ele. Enquanto Deus falava, Habacuque ouvia e esperava. É nesse tempo que Deus trata o nosso caráter, pois antes de agir no mundo através de nós, Deus precisa tratar nossas vidas.

Somos ensinados, curados, tratados e restaurados para sermos usados por Ele. Mesmo não compreendendo muito bem o plano de Deus e a forma que Ele estava usando, Habacuque esperou pelo agir de Deus.

Esperar significa confiar. Apesar de nem sempre compreendermos claramente o que está se passando e de nada estar acontecendo do jeito que gostaríamos, ainda sim precisamos confiar no Senhor e em Sua sabedoria, em todo o tempo!

Habacuque também aprendeu a caminhar pela visão de Deus. Aquele homem tinha sua maneira de ver o mundo e as coisas da vida. Era homem de Deus, mas mesmo assim o Senhor o chamou para deixar os planos do coração humano. É a visão de Deus que nos mostra o caminho, ela nos dá a direção para vivermos a vontade do Senhor para nossas vidas.

É impossível não termos esperança se caminharmos pela  visão de Deus, pois é ela que nos motiva a prosseguir para o alvo.

Por último, Habacuque aprendeu a depender de Deus. Precisamos ter a consciência que Deus está no controle de todas as coisas. Habacuque se contentou em saber os caminhos de Deus, ainda que não totalmente compreensíveis, são os melhores!

Quando temos a consciência de que Deus está no controle, passamos a viver uma vida de compromisso e disciplina. Adquirimos a alegria do Senhor, tendo-o sempre como a única fonte de satisfação das nossas vidas. Ainda que nos faltem recursos, mesmo que aparentemente não haja saída para as crises, ainda assim continuamos firmes no Senhor, pois Ele é a nossa fortaleza, o motivo do nosso louvor. Ele nos faz caminhar firmes em sua presença!


Que Deus abençoe a todos.

Ministério Pastoral – Igreja Metodista Bacacheri – Curitiba, PR – BR.

, , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato

  • http://intensedebate.com/people/erko erko

    Enquanto transcrevia esse texto, Deus me fez lembrar de algumas passagens recentes de minha vida… que estão totalmente ligados aos ensinamentos de Habacuque sobre uma vida diante de Deus, viver pela visão e direcionamento de Deus…

    Não digo muitas, mas basicamente todas as vezes eu não tenho a menor idéia dos planos de Deus sobre minha vida, até o dia anterior a se concretizar, mas algo que tenho aprendido e vivido em minha vida, viver segundo a visão de Deus e seu direcionamento os resultados são assustadoramente impressionante para nossas vidas, pois Deus sempre vai muito além do que pedimos ou pensamos =]

    Possuo grandes sonhos e projetos para minha vida, onde todos estes estão nas mãos de Deus, estou buscando assim como Habacuque viver uma vida centrada em Deus, naquilo que Ele me direciona, até o exato momento não tenho a menor idéia de como será, como que irão ocorrer, mas uma certeza eu tenho, Deus irá fazer muito além daquilo que eu possa imaginar =D

  • http://intensedebate.com/people/Aleitatiba Aleitatiba

    Enfrentando os nossos limites, confiando Naquele que é dono do coração daqueles que o buscam sem interesse.
    Continue firme, irmão!!
    Obrigada pela palavra.