RSS

A santificação

sexta-feira, 27/11/2009 12:03 am  

Introdução

Os evangelhos nos apresentam um modo de vida, totalmente diferente do que é apresentado em nossos dias.

Enquanto o mundo nos diz: “temos que ser nós mesmos”, “siga o caminho”, “curta”, etc. Jesus nos diz para negarmos a nós mesmos, tomarmos a crus e segui-lo. (Mateus 16:24)

Nesta caminhada cristã, aprendemos que a renúncia é imperativa para a santificação.


1) O que é santificação

Entendemos que a santificação é o “derramar” de Cristo dentro de nós. Nada do que fizermos poderá produzir santificação, por mais boa vontade que exista. Somente Deus em Cristo e no poder do Espírito Santo é que podemos nos mudar completamente. A santificação não é simplesmente mudança comportamental, é mudança de caráter. Essa mudança é radical e não pode ocorrer se estamos cheios de nós mesmos. (2 Coríntios 5:17)


2) O caminho da santificação

Antes de estarmos em Cristo não tínhamos a santidade que é a glória de Deus (Romanos 3:23; Efésios 2:12 “sem Deus”). O nosso coração era enganoso (Jeremias 17:9) o que levava a nossa imaginação a fabricar pensamentos que eram continuamente maus (Gênesis 6:5). De tal coração procedeu nossas obras más (Mateus 15:19; Colossenses 1:21). Deus julga o homem pelas suas obras (Eclesiastes 12:14) e sendo assim, o homem não tem esperança. Essa é a condição do homem sem Cristo.

Cristo faz a diferença no relacionamento entre Deus e o homem. Note que o ponto fundamental desse relacionamento é uma pessoa – Cristo – e não um homem, ou uma obra de um homem qualquer. Cristo, sem pecado veio a ser feito pecado (2 Coríntios 5:21) no lugar do homem. Dessa forma, morreu a Seu tempo pelos pecadores (Romanos 5:8), mas ressuscitou para a justificação dos pecadores (Romanos 4:25) e assim vive para sempre e intercede pelos pecadores que chegam a Deus por Ele (Hebreus 7:25).


a) A obra é de Deus

O esforço não resolve, Rushel Shedd escreveu:

“A vitória sobre a força do mal, que domina nossa personalidade, à revelia do Espírito é conquistada quando entregamos as rédeas de nossa vida àquele que vive em nós. Andar pelo Espírito quer dizer, comprometermos-nos a nos submetermos a Ele como quem obedece ao capitão do exército.”

Deus não aceita o esforço legalista que o cristão faça para alcançar a santidade. A santificação é fruto do trabalho dos homens e de Deus. Só a alcançamos se realmente a desejarmos e a buscarmos. Só por seu esforço, porém, o homem nunca poderá alcançá-la.

Leia Levítico 20:8 e responda: Quem é que nos santifica? Sim é Deus quem nos santifica.

Basta que confiemos na graça divina já que tudo que deus nos oferece nos beneficia pela graça. O fato de não podermos ser santos pelos nossos próprios esforços não deve nos conduzir à apatia. É necessário buscar a assistência do Espírito Santo; é necessário mortificarmos a nossa própria vontade; é necessário uma união vital com Cristo a fim de que haja progresso no caminho da santificação.

É nisto que você crê?


b) Recebendo o chamado (Ouvindo a palavra da Verdade)

O processo da santificação tem seu início quando entendemos que a santificação é o desejo do coração de Deus. Somos chamados a sermos santos. Precisamos ouvir e meditar na palavra de Deus, pois ela nos dirigirá no caminho da santificação.

A santificação deve proporcionar em nós um desejo de conhecer mais do Senhor. Este conhecer vem através da Sua palavra. Quem lê a bíblia com o desejo de conhecer o Senhor e, conhecendo-O, louvá-Lo, receberá o auxílio necessário para desprezar o mundo com eficácia cada vez maior e subjulgar a carne. Por certo não atingiremos a santificação se não houver em nós um compromisso imutável com a palavra do Senhor. É necessário recorrer a Ela em todos os momentos de nossas vidas. Ela é o manual, a bússola, a espada, o alimento que capacitará o crente a conhecer a mente de Deus e viver a vida santa, separada para o uso exclusivo do senhor.

Qual é o seu compromisso com a leitura da bíblia, querido discípulo?


c) Crendo no que Deus Diz

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

Wesley diz que a santificação consiste na recuperação da imagem de Deus no ser humano, identificando como sendo a “mente de Cristo”, que também é comparada com o amor.

Para Wesley a santificação só é possível pelo ato de fé. Precisamos crer no fato que em Cristo torna não somente possível à santificação, mas a uma vida de comunhão íntima com o Senhor. Essa vida na presença de Deus e com Deus não se desenvolve unicamente nas vivências pessoais de cada momento; são necessárias certas formas de vivências comunitárias, que promovam e conservem essa vida.


d) Renunciando para obedecer a Deus

O que é santidade e côo obtemos? A santidade bíblica vem de uma palavra grega que significa, basicamente: “uma vida separada para Deus”. Uma pessoa não pode ter uma vida e conduta santas enquanto tentar se segurar em Deus com uma mão e com a outra segurar o mundo (vida em cima do muro). Uma vida santa é aquela que se rendeu completamente a Deus. Não significa que a pessoa seja perfeita. Simplesmente, significa que ela deu sua vida a Deus e está no processo de ser aperfeiçoado.

A santidade de vida, na verdade, começa com ela a nos buscar e continua conosco buscando-a. A santidade é um processo que começa no momento da conversão. Quando o Espírito de Cristo entra em nosso coração, a santidade entra junto, porque Seu Espírito é o Espírito Santo. É nesse momento que o processo começa – a conformidade à imagem de Cristo. É um processo para toda a vida.


3) Propósito da santificação

Não só a salvação, mas salvação em santidade. Para este fim foi que Deus nos escolheu e para isso nos chamou. Não temos somente segurança em Cristo, temos santidade n’Ele. Este deve ser o entendimento de todo o cristão.

Temos a palavra de Deus, não só a certeza ou segurança da salvação, mas da santidade. O cristão que pensa que a salvação dele somente consiste em segurança e não em santidade, comete um grave erro.

Cristãos, escutem a palavra de Deus: Sejam santos.

Eu devo ser santo? Porque Deus é o que nos chama de “santos”, e nos desafia a um modo de andar em conformidade com Ele. Devemos estar em conformidade com a palavra de Deus. Devemos ter a mesma disposição do coração de Deus. Estar aquém disso, e não entender nem confiar inteiramente na graça salvadora e capacitadora de Deus (Êxodo 19:6; Levítico 11:44; 19:2; 20:6-7).

A santificação proporciona uma oportunidade de uma melhor e mais profunda comunhão com Deus. Pois na caminhada da santificação, deixamos muitas coisas para trás, entendendo que Deus é o nosso maior prazer.

A vida em santidade também nos leva ao envolvimento social visando a mudança da sociedade onde estamos inseridos (Atos 17:6).


Conclusão

Cremos ser possível viver em santidade em nossos dias. Assim como João Wesley afirmava que a santidade e o amor são aspectos do mesmo trabalhar de Deus em nós, o amor e a santidade são derramados em nossos corações pela ação do Espírito Santo. Quando amamos ao Senhor, não se torna difícil nem impossível nos separarmos de tudo aquilo que não Lhe agrada.


Aplicação

Procure pensar de que maneira você tem vivido. Tente perceber em quais momentos há reflexo da santidade e em quais momentos isto não acontece. Procure perceber o que está faltando e deixe o Senhor trabalhar nessa área.


Tarefa

Leia 1 Coríntios 1:30 e Hebreus 12:14 e tente responder.

a)      Como nos vem a santificação?

b)      Quais as conseqüências de não estarmos no processo de santificação?


Extraído do livro de estudos “Fundamentos da Fé”

Série Discipulado – Módulo I – Igreja Metodista – Sexta Região Eclesiástica.

, , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato

  • Alessandra Costa

    O texto é tão suave quanto a santificação que Deus nos dá, é gostoso ser obediente, é gostoso fazer análise própria para repensarmos se estamos vivendo exclusivamente a vontade Dele!Depois que renunciamos as nossas vontades pra viver com os propósitos do Pai, parece difícil mas nos faz crescer a tal ponto de termos a mente de Cristo, esse texto é muito inteligente, parabéns!

  • kléo.

    do texto tudo o que temos que fazer para nos santificar é:
    obedecer a palavra de deus :
    deus não quer sacrificio e sim obediencia.
    onde deus fala na palavra faça isso, devemos fazer
    onde deus fala na palavra não faça isso: não devemos fazer
    eis ai a conclusão para a santificação.
    e o mais ele fará.
    estou certa.

  • adriano ponce

    muito bom o texto . que DEUS abençoe vcs! paz do senhor

  • Willians_araujo

    Que benção sua visão de santidade, posso dizer que voce tem o entendimento correto do que é santidade. Gostaria apenas de colaborar dizendo que Deus já nos concede a santificação necessaria para a salvação no ato da conversão, atraves do Espirito Santo, mais requer de nos mais, justamente para que possamos dizer a Ele que é o Nosso Senhor, atraves de nossa obediencia a Sua palavra.