RSS

Por que temeis?

domingo, 18/10/2009 4:35 am  

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que, no mar, se levantou {uma} tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, {homens} de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mateus 8:23-27 )


Introdução: As expressões “não temas” e “não temais”, e ainda, “por que temeis?” aparecem cerca de nas Escrituras Sagradas, uma para cada dia do ano. O apóstolo Paulo nos encoraja dizendo que 365 vezes “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, e de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7).  Assim como dirigiu estas palavras aos seus discípulos num momento de profunda luta, havia uma grande e terrível tempestade presente. Jesus direciona esta mesma pergunta aos nossos corações: “Por que temeis?”. Vejamos alguns desafios propostos pelas Escrituras Sagradas para não temermos:


1) JESUS ESTÁ PRESENTE, (Ele estava a bordo do barco). Se há algum motivo para não temermos, é a presença de Jesus. É interessante observar que a tempestade surgiu do nada, surgiu inesperadamente e estava exercendo um poder destruidor na vida dos discípulos. Apesar de toda experiência que possuíam no mar, diante da tempestade sentiram que nada poderiam fazer. A única coisa que podiam fazer era ir até Jesus e eles foram. (Mateus 8:25) Não sabiam o que pedir e nem como Jesus iria responder, sabiam que Jesus poderia livrá-los. Se você conseguir entender isso, com certeza a sua luta ficará mais leve, Jesus está presente.


2) ELE TEM “O LEME” DE NOSSA EMBARCAÇÃO NAS MÃOS. (deixemo-lo dirigir nossas vidas) Jesus não só está presente, não só está a bordo, Ele tem o leme de nossa embarcação em suas mãos. Se já o recebemos como Senhor e Salvador de nossas vidas, Ele tem o controle, Ele tem a direção, Ele preside junto aos dilúvios. Nada pode tirar o controle de suas mãos. A única pessoa que pode tirar o leme das mãos de Jesus, somos nós mesmos, não aceitando a sua direção.


3) ELE FAZ CESSAR A TEMPESTADE. (repreendeu os ventos e o mar e seguiu-se grande bonança). Jesus é o único que tem o poder de fazer cessar a tempestade. Não importa em que área a luta esteja presente em nossas vidas. Pode ser que a sua luta seja bem diferente da minha. Talvez a sua tempestade esteja na área familiar, ou Financeira? Trabalho? Falta de trabalho?  Talvez saúde? Não sei, eu sei apenas de uma coisa, a tempestade pode aparecer e pode aparecer inesperadamente, porém se Jesus está à frente, Ele mesmo faz cessar a tempestade, a bonança já vem.


4) É PRECISO RECONHECER TODA AUTORIDADE DE JESUS – os discípulos perceberam que Aquele com quem caminhavam já há algum tempo era portador de uma autoridade que excedia qualquer poder humano estabelecido. O desafio continua o mesmo, reconhecer que o Senhor a quem servimos é dotado de toda autoridade nos céus e na terra. Jesus é Senhor, é o mesmo ontem, hoje e o será sempre. O poder que possuía no passado, continua exatamente o mesmo e pode nos socorrer.


Conclusão: Cristo está no barco contigo. Já entregaste o comando do teu barco para Ele? Você consegue reconhecer a autoridade que pousa sobre a cabeça de Jesus. Você já entregou a sua vida para Ele, se não o fez, entrega o teu caminho e Ele te satisfará os desejos do teu coração. Renda-se e Ele fará o melhor.


GRUPO DE DISCIPULADO – PROJETO REDE

SERMÃO número 31 – 08/09/2009

Igreja Metodista, Bairro Bacacheri, Curitiba – PR

, ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato