RSS

O poder da palavra

domingo, 18/10/2009 5:44 am  

Alguém já foi ferido por algum tipo de palavra? Alguém já foi ferido por alguma palavra sua?


1) A responsabilidade do falar

Tudo que existe em nosso universo veio a existir pelo poder da palavra. E disse Deus… e o nosso mundo veio a existir. Quando Ele formou o homem, á Sua imagem e a Sua semelhança, Deus o abençoou com a capacidade de se comunicar.

Podemos falar até mesmo escrever, porque Deus nos deu esse dom e nos agraciou com esta dádiva, com propósito de abençoar. Porém, percebemos já no início que o Diabo descobriu o poder da palavra e começou a usá-la e motivar os filhos de Deus a fazerem o uso dela de forma destruidora.

Veja: quando o Diabo usou palavras mentirosas para tentar Eva, ela e Adão caíram em pecado. Quais as conseqüências para a sua vida? (Gênesis 3).

Quando os homens abusaram da boa dádiva da comunicação para se auto-exaltar e desobedecer a Deus, Ele confundiu suas línguas para forçar povos diferentes a se separarem e povoar a terra, como Ele havia ordenado anteriormente. (Gênesis 11:1-9; veja 9:1)

O Diabo continua utilizando-se do mesmo princípio ainda hoje. No entanto isso não anula o poder da palavra. Mesmo que os homens tenham freqüentemente abusado de suas palavras, a capacidade de se comunicar ainda é uma benção.

O apostolo João descreve Jesus no seu evangelho como sendo o verbo, isto é, a palavra em ação. É pela proclamação da mensagem do evangelho que chegamos ao conhecimento de quem é Jesus e de como devemos obedecê-lo. O evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1:16). “E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)

Nós como discípulos de Jesus, temos a responsabilidade de viver e ensinar o evangelho a outras pessoas. O ser líder de célula pode ser uma opção da pessoa, mas o fazer discípulos não é uma opção, é um imperativo sobre a vida daqueles que aceitam a Jesus como o seu Senhor e Salvador. Paulo quando escreve ao seu discípulo Timóteo encoraja-o a cumprir esta missão: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longaminidade e doutrina.” (2 Timóteo 4:2) “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isto transmite a homens fieis e também idôneos para instruir a outros.” (2 Timóteo 2:2)


2) Usando a língua como Deus pretendia

A habilidade de falar dada por Deus ao homem foi atingida pelo pecado, mas ela não é originalmente má. Há muitas coisas maravilhosas que podemos e devemos fazer através da nossa língua. Coisas de extrema relevância no mundo espiritual:

Devemos louvar e adorar a Deus. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15)

Devemos orar. “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)

Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier a glória de seu Pai com os santos anjos.” (Marcos 8:38)

Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. “Se confessarmos os nosso pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)

Devemos edificar nossos irmãos. “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” (Romanos 14:19)

Devemos abençoar os outros, até mesmo nosso inimigos. “Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.” (Romanos 12:14; 1 Pedro 3:8-9)


Lembremo-nos sempre que nossa capacidade de comunicação é dom de Deus para ser usado em Sua honra e glória. Isto abrirá muitas portas de bênçãos em nossas vidas, com certeza seremos muito abençoados, nós e todos que estiverem ao nosso redor.


Que Deus abençoe a todos.

Ministério Pastoral – Igreja Metodista Bacacheri – Curitiba, PR – BR.

, , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato