RSS

Novo nascimento

segunda-feira, 20/07/2009 12:20 am  

Introdução

No texto de João 3:3, Jesus diz, se alguém não nascer novamente, não pode ver o reino de Deus.

Se o novo nascimento é assim tão importante precisamos conhecê-lo melhor. É o que veremos a seguir.


1) O que é “”Novo nascimento”?

Quando nos arrependemos dos nosso pecados e confessamos a Deus, recebemos o Seu perdão e Ele nos purifica de toda a injustiça (1 João 1:9). Nesse momento, além de sermos justificados, somos feitos novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Gerados pela fé em Deus (Tiago 1:18).

Chamamos a isso de regeneração (gerar de novo); ou seja, Novo nascimento.


2) Por que precisamos nascer de novo?

Quando o ser humano desobedeceu a Deus (pecou) sua natureza foi corrompida. O ser humano se tornou escravo dos desejos da carne. Antes a sua tendência era fazer a vontade de Deus. Após pecar, o ser humano se tornou escravo da sua carne, inclinado a fazer a sua vontade mesmo que para isso precise desobedecer a Deus.

A velha natureza se torna escrava do pecado, foi corrompida. Para se libertar desse julgo, só há uma solução: A morte. Por isso, a velha natureza foi crucificada com Cristo, para destruir o corpo do pecado de modo que não sirvamos mais a ele como escravos (Romanos 6:6 e Gálatas 5:24).

Com a morte da velha natureza, uma nova foi gerada, inclinada a fazer a vontade de Deus, precisamos nos revestir dessa nova natureza (Efésios 4:22-24).

Além disso, a velha natureza está morta espiritualmente (Efésios 2:1). Se não pelo novo nascimento (João 3:5-7).

Precisamos nascer de novo para herdamos à vida eterna. Precisamos ser gerados do Espírito para vermos o reino de Deus. A corrupção não pode herdar a incorrupção (1 Coríntios 15:50).


3) Como podemos nascer de novo?

O texto de Efésios 1:13, fala que ouvindo o evangelho da salvação e nele crendo, somos selados com o Espírito Santo. Aí vemos que o novo nascimento é um ato de Deus através do Espírito Santo, operando na vida de todo aquele que crê.

Quando recebemos o Espírito Santo, como conseqüência de crer no evangelho da salvação, nascemos de novo.

[Como fazer isso? Basta dizer e crer: Senhor Jesus, eu reconheço e acredito que o Senhor veio ao mundo e um dia lá na cruz levou todos os meus erros, e eu te aceito como meu único Senhor e Salvador. Feito isso, com sinceridade de coração, você acaba de nascer de novo, e o Espírito Santo estará contigo de agora em diante. Um dia nos veremos lá no céu.]


Conclusão

Apesar de serem duas coisas distintas, a justificação pela fé (redenção ou salvação) e o novo nascimento(regeneração),  ambas acontecem no mesmo momento e como resultado de uma mesma coisa: Ouvir a Palavra de Deus e crer. A fé se torna o elemento essencial tanto para um quanto para outro.

Quando cremos, nascemos de Deus.


Aplicação

A bíblia fala em Romanos 8:16 que o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Avalie o que você viu até aqui e conscientize de seu Novo nascimento.


Tarefa

Perceba em sua vida a testificação interior de seu Novo nascimento e compartilhe com alguém sobre isso.


Extraído do livro de estudos “Fundamentos da Fé”

Série Discipulado – Módulo I – Igreja Metodista – Sexta Região Eclesiástica.

, , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato

  • Alessandra Costa

    mUITO LINDO!

  • http://intensedebate.com/people/Aleitatiba Aleitatiba

    Eu já li, e vou até pregar, fixar bem… muito bom!!
    Obrigada, irmão!