RSS

A salvação

domingo, 19/07/2009 12:52 am  

Introdução

O texto de Efésios 2:1, nos mostra que estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Como vimos, o pecado nos separou da comunhão com Deus gerando morte espiritual, mas o resultado da desobediência do ser humano não foi só a morte espiritual.

A bíblia nos ensina que um dia todos nós compareceremos diante de Deus para prestar contas de todos os nossos atos. Para aqueles que forem achados em débito(falta) para com Deus, está reservado o juízo e uma eternidade em tormento (o inferno). [inferno = tormento eterno]

Disso fomos salvos, de uma existência miserável à parte da comunhão com Deus. É o que veremos a seguir.


1) Pela graça somos salvos (Efésios 2:8)

Tinhamos uma “dívida” com Deus que precisava ser quitada(paga). O preço pelo pecado(desobediência) precisava ser pago. Deus, que é amor, desejava nos isentar da punição(juízo), mas por ser justo não podia desconsiderar nosso erro, inocentando o culpado (Êxodo 34:7b).

Um justo pecou, maculando(manchando/denegrindo/corrompendo) toda a criação de Deus; um outro justo precisava redimi-la. Como todos pecaram(Romanos 3:23), ninguém dentre os seres humanos poderia trazer a salvação. Por isso Jesus Cristo, que é o filho de Deus (Filipenses 2:6), assumiu a forma humana, viveu uma vida sem pecados[erros](Hebreus 4:15), pagou o preço pela nossa dívida, morrendo na cruz(Colossenses 2:14 e João 19:30) e derramou o seu sangue para nos purificar (1 João 1:7).

Essa é a graça (um favor não merecido), pela qual somos salvos.


2) Por meio da fé (Efésios 2:8)

Vemos então que a salvação foi um presente concedido de Deus através de Jesus Cristo. Mas isto tudo de nada adianta se não acreditarmos e aceitarmos o presente de Deus. Precisamos crer para usufruir do presente de Deus.

Somos salvos por meio da fé.


3) Como podemos ter certeza da salvação?

Talvez este seja o maior questionamento das pessoas sobre a salvação, e muitos até chegam a afirmar, erradamente, que não se pode ter certeza da salvação.

Os textos bíblicos de João 5:24 e 1 João 5:11-13, nos mostra que se ouvimos as boas novas da salvação, e crermos, recebendo a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, das nossas vidas, já passamos da morte para a vida (somos salvos!).

[Você já é salvo(a)? Está esperando o que para receber a Jesus Cristo em sua vida e ter uma vida de paz e alegria, onde um dia nos veremos lá no céu na presença de nosso Pai, espero te encontrar lá, com certeza ficarei muito feliz.]

A passagem de 1 João 5:13, ainda nos diz que essas coisas foram escritas para que saibamos que já temos a salvação (vida eterna).

Nossa certeza baseia-se na bíblia(na Palavra de Deus) e no fato de que Deus não mente(Tito 1:2). Se Ele falou, é certo que fará.


Conclusão

Como vemos, a salvação é dom de Deus e não é fruto de nossas obras (Efésios 2:8-9). Isto não quer dizer que as obras não são importantes, somente não são a causa, o motivo da nossa salvação.

[A salvação é algo gratuito de Deus para nossas vidas, temos apenas que crer em Jesus Cristo, recebê-lo como nosso Senhor e Salvador, feito isto, estamos salvos. Não pense que você, em algo que fizer irá comprar a sua salvação, por sua própria força e feitos. Porém em tudo que fizer, faça para exaltar o nome do nosso Senhor Jesus Cristo e levar mais pessoas a conhecê-Lo, para que um dia, estejamos todos juntos no céu. Certamente será uma grande festa!]

A bíblia nos ensina que devemos praticar obras dignas de arrependimento (Atos 16:20), que Deus nos redimiu[salvou](em Jesus Cristo) para praticarmos boas obras (Efésios 2:10).

A pessoa arrepende-se e abandona o pecado porque foi salva, não para ser salva. As boas obras são a conseqüência da salvação. Aquele que passou pelo novo nascimento, anda em novidade de vida.


Aplicação

Reflita sobre o que vimos a respeito da salvação e agradeça a Deus pelo presente que recebeu d’Ele.


Tarefa

Como fruto da gratidão que temos pelo presente que Deus nos deu, reavalie a sua vida e veja se há alguma área na qual você ainda não manifesta a graça de Deus (não manifesta as “obras de arrependimento”).


Extraído do livro de estudos “Fundamentos da Fé”

Série Discipulado – Módulo I – Igreja Metodista – Sexta Região Eclesiástica.

, ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato