RSS

A oração de um líder

domingo, 12/07/2009 11:07 pm  

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” (Ezequiel 22:30)

Se fosse realizada uma pesquisa para descobrir as causas secretas de cada idade de ouro da história humana, não nos deveria surpreender o fato de tudo proceder da devoção e da pura paixão correta de um só indivíduo. Não há movimentos de massa genuínos; eles apenas aparentam sê-lo. No centro da coluna sempre estará a pessoa que conhece a Deus, e que sabe aonde vai.

Constantemente nos sentimos pressionados, para não dizer tensos, diante da necessidade de proporcionar novos métodos, novos planos, novas organizações que façam a igreja avançar e que assegurem seu crescimento e eficiência. No entanto, o método de Deus são os seres humanos. A igreja anda a procura de métodos melhores; Deus anda a procura de homens melhores.

Deus anda a procura de pessoas que Ele possa usar. Anda a procura de líderes, porque nada acontece enquanto não há ninguém que proporcione liderança. Tudo se levanta ou cai, de acordo com a liderança que existe.

Enquanto as pessoas andam ocupadas a procura de métodos, maquinários e motivações melhores, Deus diz: “Eu procuro pessoas melhores, pessoas a quem Eu possa usar.”

Quando perguntamos as pessoas sobre sua vida particular, são inúmeras as figuras públicas de hoje que usam a desculpa: “Isso não diz respeito a ninguém.” Alguém chegou a dizer: “Minha vida particular não afeta de modo nenhum a minha capacidade de governar a nação.” Para Deus, isso não é assim. Isso e o que Ele diz:

“A eficácia na liderança pública é determinada pela vida particular do líder.”

Neemias era um homem de oração. Seu diário particular, que se tornou público para nós por meio de seu livro no antigo testamento, guarda várias de suas orações, que começam com o que aparece no primeiro capítulo. Por suas conversas com Deus, conhecemos em maior profundidade a vida particular desse homem tão único.

Há algo mais: Deus gostava de responder as orações de Neemias. Você não ficaria encantado em descobrir o segredo desse homem? Se examinarmos com cuidado a vida de oração de Neemias, isto pode nos ajudar a aprender a forma de orar com eficiência, o tipo de oração que Deus gosta de responder.

Quando Neemias soube da crítica situação em que Jerusalém se encontrava, a primeira coisa que ele fez foi orar. Este é um bom ponto de partida para aprender a ser líder ao estilo de Neemias.


Desafio a você estudar o livro de Neemias e conhecer mais sobre a vida deste servo de Deus. Este é um bom exemplo a ser seguido. Todos podem se tornar grandes líderes. O nosso sucesso vindouro começa a ser construído hoje.


Deus te espera, faça a sua parte!


Extraído de Liderança com propósitos, de Rick Warren.

, , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato