RSS

Os grandes divisores da história humana

segunda-feira, 25/05/2009 8:34 am  

Os historiadores dividem o passado de acordo com as ferramentas usadas para o trabalho; assim classificam as eras em idade da pedra, do bronze, e do ferro. Por outro lado, a Palavra de Deus divide o tempo em função das relações entre Criador e criatura.

O dilúvio, no tempo de Noé, marca o fim do primeiro período. O chamamento de Abraão e a eleição de Israel como povo de Deus marcam o segundo, caracterizado sobretudo pela revelação da vontade divina na lei de Moisés e no relacionamento entre Deus e Israel.

Por causa da desobediência deste último, o Senhor foi obrigado a Se separar de Seu povo durante um período, introduzindo assim a terceira grande divisão da História: o governo dos gentios e a sucessão dos grandes impérios: babilônico, medo-persa, grego e romano.

A primeira vinda de Jesus, Sua morte e ressurreição abrem o quarto período: a era da Igreja, na qual nos encontramos atualmente e que terminará com o arrebatamento dos cristãos.

Depois disso, será a vez dos juízos apocalípticos que precederão a era da bênção universal, a qual também se pode chamar de era messiânica. Será o tempo em que o próprio Jesus Cristo tomará a direção do reino universal para assegurar a este mundo mil anos de paz e prosperidade, que todos almejam e que só poderão obter debaixo de Sua autoridade.


Extraído do devocional “Boa Semente”

, , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 1125 post(s).


Entre em contato

  • Alessandra

    Gostei muito! É legal entender a bíblia de um modo analítico, ás vezes, rs!