Dando água para os camelos

Ministrado por: Erik Farley – 22/05/2009


Passagem: Gênesis 24


Contexto:

Servo de Abraão vai ao encontro dos parentes de Abraão para de lá encontrar a futura esposa do filho(Isaque) de Abraão, o qual fez um juramento a Abraão sobre esta tarefa. Feito o juramento (Gênesis 24:1-9), este servo pega consigo 10 camelos e parte rumo Mesopotâmia, para a cidade de Naor.  (Gênesis 24:10)

Chegando a esta cidade o servo de Abraão parou junto a um poço de água de onde as mulheres retiravam água, então este servo fez com que os camelos que estavam com ele se ajoelhassem e então conversa com Deus. (Gênesis 24:1-11)

Então este servo de Abraão fez um desafio para com Deus (Gênesis 24:14), sendo este seria o sinal de quem seria a futura esposa de Isaque, sendo que esta lhe desse água para beber quando o pedisse e além disso ofereceria e daria água de beber aos camelos [1].

E aconteceu que antes mesmo de que este servo terminasse de falar, surge Rebeca, uma mulher muito linda, que homem nenhum havia conhecido (Gênesis 24:15), foi até a fonte retirar água, então o servo de Abraão se apressou e foi até ela e lhe pediu, para dar-lhe de beber (Gênesis 24:17).

Rebeca lhe deu água para beber (Gênesis 24:17-18) e ainda disse que daria água para os camelos (Gênesis 24:19) e assim o fez até que os camelos estivesse saciado sua sede[2] (Gênesis 24:20). Detalhe o servo de Abraão, segundo podemos observar na passagem, não tem nenhuma parte dizendo que ele ajudou de algum modo Rebeca a pegar água para os camelos, ela o fez sozinha e sem ajuda, enquanto este servo de Abraão estava admirado vendo o empenho de Rebeca e curioso para saber se era esta que o Senhor (Deus) havia preparado para ser esposa de Isaque.  (Gênesis 24:21)

Então assim que Rebeca terminou de dar água para os camelos a ponto de saciá-los, o servo de Abraão presenteou Rebeca com um pente de outro, duas pulseiras e uma quantidade de ouro (Gênesis 24:22), então perguntou de quem era filha, para saber se por um acaso seria de parentesco com Abraão e se haveria um lugar aonde ele poderia passar a noite. (Gênesis 24:23)

Rebeca lhe responde de quem ela é filha e que havia a disponibilidade de um local onde ele poderia passar a noite e seus camelos (Gênesis 24:24-25).

Ao saber disto, de quem ela era filha e que haveria um local para passar a noite, este servo de Abraão de prostrou e adorou a Deus, agradecendo pelo cuidado e pela forma inacreditável que Deus cuidou. (Gênesis 24:27)

E ao ver isto Rebeca foi correndo para contar para sua mãe e sua família estas coisas (Gênesis 24:28) e o irmão de Rebeca (Labão) vendo as pulseias e ouvindo o que sua irmã contou, foi ao encontro do servo de Abraão que estava na fonte e o convida para ir até a casa de sua família (Gênesis 24:29-31).

Estando o servo de Abraão na casa da família de Rebeca, conta-lhes toda a história até sua chegada ao poço, seu desafio para com Deus, para que Ele mostrasse a escolhida dEle para Isaque(Gênesis 24:32-52), então o servo de Abraão presenteou Rebeca com  vasos de prata, ouro e vestidos e sua mãe e a seu irmão com coisas preciosas[3](Gênesis 24:53), posteriormente celebraram com alegria , no dia seguinte a família de Rebeca pediu para que ela pudesse ficar ainda mais alguns dias ali para se despedirem. (Gênesis 24:54)

O servo de Abraão porém lhes disse que para que não o detivessem ali, para retornar o mais rapidamente possível a seu senhor Abraão que o aguardava. (Gênesis 24:56)

Então a família de Rebeca a chamou e a perguntaram se ela já iria com o servo de Abraão, sendo sua resposta que iria, sendo assim despediram-se de Rebeca e a abençoaram para que a sua semente fosse milhares de milhares, feito isto Rebeca e suas criadas montaram nos camelos [4] e partiram pelo deserto ao encontro de Isaque e Abraão que aguardavam o retorno de seu servo. (Gênesis 24:57-61)


Notas:

[1] – Quantos litros de água um camelo bebe? Nesse ponto o irmão Erik nos fez pensar o quanto de água esses animais tomam, definimos um valor mínimo para ter uma idéia de uns 50 litros por animal, que 50 litros x 10 camelos, seriam 500 litros de água. Agora o porém fazendo uma pesquisa (wiki Camelo) verifiquei que esses animais cada um pode tomar de uma só vez 200 litros de água, refazendo os cálculos 200 litros x 10 camelos, 2000 litros de água.

[2] – Tendo em mente que a viagem foi longa pelo deserto, os camelos possuem naturalmente um reservatório próprio de água que utilizam para cruzar o deserto, que neste momento estava totalmente vazio, em outras palavras, os camelos estavam “verdes” de sede. Tendo como base [1], deve ter demorado um bom tempo até que todos os camelos tivessem sua sede saciada… o que leva a crer que foi um trabalho um tanto cansativo para Rebeca.

[3] – Os camelos transportam os tesouros através do deserto.

[4] – Auxiliados pelos camelos atravessamos os desertos.


Refletindo sobre a passagem:

O irmão Erik Farley, nos fez refletir sobre algo que a primeira vista foi um tanto inusitado, os camelos nessa história… mas o que tem haver esses tais camelos? Como assim dar água de beber para camelos? O que isso tem haver com a minha e a sua vida?

Hoje em nossas vidas esses camelos são as pessoas, todas aquelas que nos prejudicam… Nesse momento você deve estar pesando: “mas hein?!”

Sim esta comparação foi feita, devido a uma característica desses animais, eles quando gostam de nós fazem tudo o que pedimos, nos auxiliam, transportam riquezas, nos abençoam, porém se não “vão com a nossa cara”, esqueça, são piores que mulas, não andam, resmungam, fazem barulho, nos derrubam.  Então o que temos que fazer com os camelos, as vezes ele não estão satisfeito com o nosso “cheiro”, ou sei lá porque “cargas dágua” eles estão com birra conosco, então temos de dar um pedaço de nossa roupa para esse animal. Feito isso este camelo vai descontar toda sua raiva, frustração, revolta, descontentamento nesse pedaço de roupa, vai mastigar, vai pisotear, rolar em cima, até que esteja contente. Assim que este camelo tiver descontado toda sua raiva, vai novamente voltar a nos auxiliar, nos carregar e nos ajudar a cruzar o deserto.

Calma, calma, agora que você já tem uma noção do comportamento dos camelos, vamos pensar, quantas vezes nós como pessoas não agimos assim? Muitas vezes somo como esses camelos emburrados, empacados com algumas pessoas, ou mesmo conhecemos pessoas que estão com esse comportamento de camelo…

O que temos que fazer para com essas pessoas? Elas nos maltratam, falam mal, querem nos derrubar (alguma semelhança ainda com as características do camelo quando não vai com a nossa cara?), temos que dar água de beber para este camelos, temos que dar um pedaço de nossa roupa (vida).

Mas como nos reconciliar com esses camelos, digo, pessoas? Como seria este dar água de beber para este camelo? Orando, jejuando, andando com esta pessoa e abençoando. Não importa se esta pessoa é a errada da história devemos proceder assim como dito: “se te obrigarem a caminha 1 Km com o inimigo, caminhe 2, abençoe essa vida, vença o mal com o bem”.


Alguns testemunhos compartilhados pelo irmão Erik Farley, que eu também já vivenciei, esses camelos, pessoas que hoje querem nos derrubar, se procedermos conforme orientado na bíblia, dar água para beber (orar, jejuar, abençoar essas vidas), estas pessoas amanha serão quem irá nos abençoar, irá nos ajudar a cruzar o deserto, nos trarão riquezas e auxiliaram a prosperam em nossa caminhada com Deus.


Conclusão:

Então se hoje tem algum camelo em sua vida, ore, jejue, abençoe, pois através dessas pessoas você cruzará o deserto e chegará mais longe na sua caminhada com Cristo. E aqui fique um conselho, que eu recebi do irmão Erik, junto dos que participaram desta ministração: “Não seja um camelo empacado na vida de alguém… mas seja um auxilio para que esta, cruze o deserto e chegue mais longe.”

  • http://www.radioredejovem.com Wagner Bruno

    Olá! Gostei muito do seu blog e tenho uma boa proposta para você. Sou locutor da Radio Rede Jovem (www.radioredejovem.com) e gostaria de firmar uma parceria com você! A paz de Deus esteja com você!

  • Alessandra

    Que bacana!!

    É Wagner, esse blog traz edificação ,não é como os outros que fazem críticas e caem em vãs discussões.

    Parabéns Erko!!!

  • Fátima Bentes

    Que palavras maravilhosas! … vim atrás somente desse versículo: “se te obrigarem a caminhar 1 Km com o inimigo, caminhe 2, …” e encontrei essa lição super oportuna para minha vida! Nunca havia percebido nessa passagem da bíblia o quanto ela nos ensina! Obrigada irmão por sua dedicação à Bíblia… Jesus continue a te abençoar!

  • Fátima Bentes

    O email saiu errado, eu nem percebi… desculpe.

  • deo

    gostei muito

  • Horácio J S Filho

    O irnão Erik, foi muito feliz no seu comentário, mais contudo não devemos esquecer que Redeca teve que decer para pegar água: Muitoa de nós não queremos decer para sermos vistos por alguem que já fez um paquito com o todo Poderoso afim de nos dar vitória, em nossa causa impossível, diante de nossos olhos POIS, PARA DEUS NADA É IMPOSSÌVEL

  • EDILSON

    EI IRMÃO. GOSTEI, ESTOU ME EXAMINANDO. SERVE PARA A MINHA EDIFICAÇÃO. QUE DEUS TE ABENÇOA MANO AMADO;

  • EDILSON

    é melhor servir do que ser sevido. é melhor amar do que ser amado. um lindo comentorio em tenho. ABRAÃO REPRESENTA DEUS. ISAQUE REPRESENTA O SENHOR JESUS, O SERVO REPRESENTA O ESPIRITO SANTO, E REBECA REPRESENTA A IGREJA. (JO. 3.16.) UM DIA O SERVO NOS ENCONTROU, E NOS PRESENTIOU COM A SALVAÇÃO, O PERDÃO, ETC. HOJE ESTAMOS NO DISERTO AO ENCONTRO COM O NOIVO (JESUS), BREVE ACONTECERA O MAIS ESPERADOS DOS CRISTÃO QUE PROFESSA ESTE NOME. COMO SENHOR E SALVADOR.

  • Aorandino

    Aorandino muito bom gost. DEUS continui te abençoando

  • Natan Almeida

    Muito forçada a interpretação dos camêlos. A história nos traz outras lições muito mais aparentes e claras. Por exemplo, a importancia da mulher trabalhadora, que não tem preguiça. A hospitalidade de ajudar um desconhecido. Rebeca pronta para partir imediatamente ao encontro do noivo, assim como a igreja deve estar disposta a partir no arrebatamento. Em fim.. Essa história do camêlo foi muito mal aplicada.